Motivos para conhecer o Chile!
O Chile é a natureza em uma escala colossal
Extremamente fino e excessivamente longo, o Chile se estende desde o ventre da América do Sul até os pés, indo do deserto mais seco da terra aos vastos campos glaciais do sul.
Conheça uma terra de extremos
Extremamente fino e excessivamente longo, o Chile se estende desde o ventre da América do Sul até os pés, indo do deserto mais seco da terra aos vastos campos glaciais do sul. Diversas paisagens se desenrolam em um trecho de 4.300 km: dunas ressecadas, vales férteis, vulcões, florestas antigas, geleiras enormes e fiordes. Há maravilha em cada detalhe e na natureza em uma escala sinfônica. Para o viajante, é estonteante encontrar esta grande região selvagem tão intacta. A busca humana pelo desenvolvimento pode colocar esses tesouros em perigo mais cedo do que pensamos. No entanto, por enquanto, o Chile guarda algumas das partes mais intocadas de nosso planeta, e você não deve perdê-las.
La Buena Onda
No Chile, fronteiras estreitas promovem a intimidade de quintal – delimitado pelos Andes e pelo Pacífico, o país tem em média apenas 175 km de largura. Não é à toa que você começa a saudar os mesmos rostos. Faça uma pausa e começa a sentir-se em casa. Você pousou no fim do continente, e uma coisa que se destaca nesta fronteira final é a hospitalidade. Buena onda (boas vibrações) significa manifestar uma atitude acolhedora. Os patagônios compartilham rodadas e mais rodadas de chá mate. O ritual de se relacionar e relaxar é tão parte integrante da estrutura da vida local que dificilmente é notado. Mas eles dizem uma coisa: fique e aproveite.
Aprecie a aventura
No Chile, aventura é o que acontece no caminho para se ter uma aventura. Pedale no cascalho da Carretera Austral e acabe compartilhando uma balsa com SUVs e carros de boi, ou pegue o caminho errado e encontre o paraíso em um pomar anônimo. A serendipidade assume o controle. Planos podem ser feitos, mas tente ser tão aberto à experiência. Os locais nunca têm pressa, então talvez você também não deva. ‘Quem tem pressa perde tempo’, diz o ditado patagônico que serviria bem como mantra do viajante.
A cultura do vinho
Antes que o vinho se tornasse uma mercadoria de exportação para o conjunto de luxo, os barris humildes tinham seu lugar em todas as mesas chilenas e os avós cuidavam dos pomares de quintal. Agora o Chile se tornou um produtor mundial, atendendo a paladares cada vez mais sofisticados. Tintos ricos, brancos claros e rosés florais – há uma variedade que se adapta a todos os gostos e ocasiões. Mas em casa é diferente. Os chilenos adotam o conceito de la buena mesa. Não se trata de fantasia. Além de uma boa refeição, é uma ótima companhia, o lazer de conversas sobrepostas com desarrolhos e o olhar que se encontra com o tilintar de duas taças. ¡Salud!
- Melhor época:
- Norte: Março à Junho, Setembro e Outubro / Sul: Dezembro à Março
- Capital:
- Santiago
- Moeda:
- Peso chileno
- Idioma:
- Espanhol